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Automação do INSS agiliza concessão de pensão por morte em 12 horas. Confira como solicitar

A tecnologia de automação no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está revolucionando a forma como os benefícios são concedidos. Um exemplo impressionante é a concessão de pensões por morte em um tempo recorde de 12 horas, graças ao processamento automatizado de dados.

Na cidade baiana, um caso ilustra essa eficiência. R.A.C, de 60 anos, perdeu seu esposo, J.C.B., de 79 anos, em 2 de julho. 

Um mês após o falecimento do marido, R.A.C. submeteu um requerimento pelo aplicativo “Meu INSS”. Com surpreendente agilidade, o benefício foi aprovado apenas 12 horas após o pedido.

Essa rapidez foi viabilizada pelo cruzamento de informações entre a certidão de casamento do casal, presente no Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (Sirc), e a certidão de óbito do marido, que também foi cadastrada nesta plataforma.

A interconexão de dados, facilitada pela automação – comumente referida como “robô” – entre as bases governamentais e os sistemas do INSS, possibilitou uma concessão tão ágil do benefício.

Desde 2016, os segurados do INSS podem solicitar diversos serviços pelo site ou aplicativo “Meu INSS”. Atualmente, mais de 100 serviços estão disponíveis remotamente, dentre eles, destacam-se aqueles concedidos automaticamente ou com análises parciais baseadas em cruzamento de informações.

Incluem-se nessa categoria: aposentadoria por idade, por tempo de contribuição, pensão por morte, auxílio-reclusão, auxílio-inclusão para pessoas com deficiência, Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com deficiência e idosos.

No caso do BPC, é necessário ter mais de 65 anos e, igualmente como no caso da aposentadoria por idade, é crucial comprovar baixa renda. O salário maternidade também pode ser obtido imediatamente. Vale notar que, na adversidade do falecimento da mãe durante o parto, o benefício é concedido ao pai.

Entretanto, requerimentos de alta complexidade necessitam de análise humana. Alguns exemplos são as aposentadorias enquadradas como especiais. Ao solicitar o benefício via aplicativo ou site, é necessário declarar o tempo especial de serviço. Essa informação, então, é avaliada por um servidor.

Outro aspecto crucial: para aprovação automática do requerimento, é imprescindível fornecer com precisão todos os dados relativos ao histórico de trabalho, incluindo vínculos empregatícios e períodos contribuídos que possam não estar registrados no sistema do INSS.

Confira como solicitar o benefício:

– Acesse o “Meu INSS” no site ou aplicativo;

– Clique no botão “Novo Pedido”;

– Ao ser solicitado, deverá ser digitado qual é o serviço e/ou benefício desejado;

– Na lista que será aberta, clique no nome do serviço/benefício; e,

– Aparecerá um texto que deve ser lido com atenção, seguindo as instruções na tela.

Documentação solicitada para todos os serviços/benefícios

Obrigatória: CPF do indivíduo falecido e de seus eventuais dependentes;

– No caso de procurador ou representante legal: procuração ou termo de representação legal, tais como, curatela, termo de guarda, tutela e afins; e,

– Documento de identificação com foto, tais como, RG, CNH ou CTPS e o CPF do procurador ou representante.

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